Um novo casamento para os ressuscitados

Um novo casamento para os ressuscitados

Um novo casamento para os ressuscitados

Os ressuscitados terão de fazer um novo casamento para continuarem casados? Sim. Se um dos cônjuges morre, estando ele casado, na ressurreição, se ele quiser continuar casado com a pessoa com quem era casado antes de morrer, ele terá de casar outra vez com aquela pessoa. Isto é, se o cônjuge vivo não casou com outra pessoa depois da morte do cônjuge.

Por que os ressuscitados terão de casar de novo?

A morte não estava nos planos de Deus quando ele instituiu o casamento (Gênesis 1:28). Era para o homem e a mulher viverem casados eternamente. Mas por causa do pecado, a morte entrou na vida dos casais. Quando morre um dos cônjuges, desfaz-se o laço matrimonial que antes os unia. Assim, o cônjuge vivo está livre para se casar outra vez. 

Deus aprova um novo casamento após a morte do cônjuge

Como vimos, depois que o cônjuge morre, o cônjuge vivo está livre para um novo casamento, podendo ele ou ela se casar com quem quiser, desde que seja no senhor (1 Coríntios 7:39). Mas queremos saber dos ressuscitados. Digamos que um casal morre. Eles se amavam e querem continuar casados para o resto da vida. Como será na ressurreição?

Um novo casamento após a ressurreição

Depois que Jesus ressuscitar esse casal, o homem e a mulher, casados antes da morte, terão de fazer um novo casamento. Por quê? Porque a morte pôs fim ao casamento dos dois. Assim como o cônjuge vivo está livre para se casar com quem quiser, na ressurreição será a mesma coisa. Ambos voltarão com os mesmos direitos de um cônjuge vivo após a morte do cônjuge. Eles estarão livres para se casar com quem quiser. É a mesma coisa que casar com outra pessoa, porque a morte pôs fim aos laços matrimoniais, deixando-os livres para se casar com quem quiser. Será como se eles se conhecessem pela primeira vez e decidissem se casar.

E se o ressuscitado não quiser se casar

Esse é um direito dele, visto que a regra bíblica diz que depois que o cônjuge morre, a pessoa fica livre para se casar com quem quiser. Mas digamos que o cônjuge vivo amava muito a pessoa e decide esperar por ela na ressurreição. Quando chegar esse dia, a pessoa amada volta à vida. Então o cônjuge que esperou a procura para reatar o matrimônio. Perfeito! Mas se o ressuscitado não quiser casar ele pode, pois ele está livre para se casar com quem quiser, assim como o cônjuge que ficou vivo esteve.

Os ressuscitados vão querer casar outra vez?

Entretanto, é quase certo afirmar que quem voltar na ressurreição irá querer continuar casado com a pessoa amada. Dessa forma, eles terão de fazer um novo casamento e assim continuar vivendo felizes e para sempre, conforme o propósito original de Jeová para os casais!

Deixe uma resposta